Empresa japonesa cria vidro invisível

O segredo está em uma micro película instalada nas duas superfícies do vidro capaz de neutralizar os reflexos da luz

Vidro Invisível da Nippon Electric Glass
Qualidade que você... não vê. A imagem mostra o estande de apresentação do produto durante a FPD International 2011. À esquerda um vidro comum e à direita o 'Invisible Glass'

 

O ajuste do brilho de telas para reduzir o reflexo das lâmpadas ou do sol pode estar perto do fim. A empresa Nippon Electric Glass desenvolveu um vidro denominado por eles como ‘vidro invisível’, capaz de praticamente acabar com os reflexos em um vidro.

O produto na verdade é uma micro película, com espessura medida em nanômetros (padrão de medida que equivale a um bilionésimo de metro), que é instalada na parte frontal e traseira do vidro para reduzir o reflexo de fontes de luz.

Geralmente, o vidro comum permite que até 92% da luz atravesse por ele, sendo 8% refletida de volta ao usuário. O vidro invisível da Nippon permite que 99,5% da luz passe por ele, refletindo apenas 0,5%.

A empresa japonesa não deu pistas sobre quando o produto chegará ao mercado, mas amantes da tecnologia já comemoram a possibilidade de num futuro próximo telas de smartphones, televisores e tablets virem equipados com o invento.

Além do mercado de eletrônicos, suas especificações podem ser exploradas em joalherias, vitrines, museus, jardins e outras aplicações que exijam a máxima transparência do vidro.

 

Fonte Tech-on